Higienização de dados: o que é e quais são os benefícios?

Já falamos em vários conteúdos neste blog sobre a necessidade de fazer a higienização dos dados (que nada mais é do que mantê-los limpos e atualizados, corrigindo informações incorretas). Somente dessa forma podem realmente ter utilidade para os objetivos da empresa e não gerar conflitos que vão comprometer futuras análises.

Para isso, é necessário limpar constantemente a base, preservando o que interessa e descartando o que está incompleto, é inconsistente ou mesmo está desatualizado. A equipe de TI pode determinar a periodicidade dessa limpeza, de acordo com a relevância dessas informações para as estratégias da companhia.

É que há informações que podem mudar com o tempo, como o endereço, o telefone e o local de trabalho, pois o prazo de validade desses dados pode ser bem curto. Neste conteúdo, você vai conhecer o processo de higienização de dados e os principais benefícios para os negócios.

Sumário:

  • O que é a higienização de dados?
  • Como é feita a higienização de dados cadastrais?
  • Conheça as vantagens da higienização de dados
  • Quais as diferenças entre o tratamento e a higienização de dados?
  • Conte com a expertise da BigDataCorp nos processos de tratamento e higienização de dados

O que é a higienização de dados?

É um processo de limpeza e organização dos dados em “padrões” para que possam ser facilmente acessados e usados nas análises de forma mais assertiva.

Como se sabe, todo banco de dados é formado por informações que são obtidas de diversas fontes. Entre elas há dados como nomes, nomes de ruas, bairros, cidades etc. Executivos do setor estimam que 40% das informações coletadas estão comprometidas e podem expirar.

Por isso, a higienização de dados, que é feita a partir da consulta a outros bancos que contenham informações atualizadas justamente para promover a padronização e a organização de todos esses dados, é essencial porque cada plataforma de captação os recolhe de formas distintas.

Na prática, a higienização de dados é uma normatização. As informações são uniformizadas, como a grafia do nome de ruas, bairros, cidades, regiões, separação entre pessoa física ou jurídica, e padrão de escrita (são usadas maiúsculas e minúsculas), por exemplo, formatando-os de acordo com um único padrão.

Pode parecer um detalhe sem importância, mas faz diferença e reduz as chances de erro quando se busca uma informação ou seleciona um mailing para o qual a empresa vai desenvolver uma ação ou promoção.

Como é feita a higienização de dados cadastrais?

Graças à Inteligência Artificial e à machine learning, já existem tecnologias disponíveis para fazer a higienização de cadastro. Essas tecnologias buscam e localizam as informações que devem ser higienizadas. Conheça os processos da higienização de cadastro:

  • Exclusão de dados repetidos e dimensionamento de tamanho – antes da limpeza, a empresa acredita que tem um banco muito maior. Ao eliminar repetições, consegue dimensionar o tamanho real desse banco para futuras ações;
  • Padronização do banco – o passo seguinte é padronizar as informações para eliminar falhas. Além disso, como são classificados em uma escala numérica de zero a 100, é possível localizar as informações de interesse mais facilmente;
  • Eliminação de dados discrepantes e enriquecimento do banco – elimine toda informação que pode ser resultado de erros de digitação ou de interpretação. Complete os campos que faltam em seu banco. Isso reduz as chances de erro ao montar mailings para as ações da empresa. Esse processo de completar os dados que faltam é chamado de enriquecimento da base. Isso ajuda a melhorar o processamento e visualização dos dados.
  • Validação dos processos anteriores – é importante contar com sua equipe de TI para validar os processos anteriores, realizando testes que comprovem que a higienização de dados foi completa. Um profissional que faça o controle de qualidade de bancos de dados pode fazer isso.

Conheça as vantagens da higienização de dados

As vantagens são inúmeras, entre as principais estão:

  • Aumento da produtividade – com a higienização de dados são eliminadas informações que podem gerar conflito e comprometer a análise. Com um banco validado, a equipe trabalha de forma mais assertiva, reduzindo o tempo de ação e obtendo resultados mais rápidos;
  • Otimização de resultados – com um banco de dados higienizado, é possível desenvolver campanhas mais focadas em nichos específicos para garantir resultados mais expressivos. Além disso, toda a equipe trabalha com o mesmo padrão, garantindo as análises;
  • Redução de ruídos de comunicação – com um banco de dados já higienizado, a empresa consegue estabelecer uma comunicação direta com os nichos que a interessam, o que ajuda a fidelizar clientes, melhorando também sua imagem e reputação;
  • Adesão à LGPD – ao fazer a higienização dos dados cadastrais, limpando a base de dados públicos ou privados, é possível verificar se todos os critérios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) estão sendo observados e fazer correções necessárias, de acordo com os bons princípios de compliance.

Quais as diferenças entre o tratamento e a higienização de dados?

Embora sejam usados muitas vezes para definir o mesmo processo, o tratamento e a higienização de dados são diferentes. O tratamento de dados é o nome dado a tudo que pode ser feito com as informações de um banco de dados. Por exemplo: captura, análise, pesquisa.

O termo, aliás, está presente na LGPD e está intimamente ligado à proteção e segurança das informações pessoais.

Já a higienização de dados é o processo de limpeza dessas informações, visando corrigir inconsistências, falhas, duplicidade, erros e outros problemas que possam comprometer análises futuras.

O objetivo é deixar os dados mais concisos, claros, precisos para que seja mais fácil fazer a segmentação de listas para ações futuras.

Conte com a expertise da BigDataCorp nos processos de tratamento e higienização de dados

Como vimos, nem sempre os bancos de dados estão prontos para serem usados. Em geral, captam informações de várias fontes e esses dados invariavelmente chegam com erros, informações que faltam ou mesmo duplicadas, entre outras situações.

Por isso, é tão importante contar com a expertise de quem não apenas conhece e detém a tecnologia e as ferramentas para organizar bancos de dados, mas também entende as necessidades de cada empresa, ajudando-as a criar efetivamente uma cultura de dados.

A BigDataCorp pode ajudar a sua empresa a tratar os dados para melhorar a performance em campanhas e no contato com os clientes, além de ajudá-la a entrar definitivamente no mundo da transformação digital.

Converse com o nosso time e entenda como a higienização de dados, pode contribuir para o sucesso da sua empresa.