BigDataCorp divulga resultados da 10ª edição da Pesquisa “Perfil do E-Commerce Brasileiro”

São Paulo, janeiro de 2024 – A BigDataCorp, maior empresa de dados da América Latina, acaba de lançar a décima edição da “Perfil do E-Commerce Brasileiro”, uma pesquisa anual que avalia o cenário do comércio eletrônico no país. A pesquisa foi realizada em 2024, com base em uma amostra de mais de 20 milhões de sites brasileiros. De acordo com a pesquisa, o setor de e-commerce no Brasil apresentou um crescimento forte em relação ao ano anterior. O número de lojas virtuais também aumentou em 17.14%, chegando a mais de 2.2 milhões.

“A décima edição da ‘Perfil do E-Commerce Brasileiro’ revela que o comércio eletrônico no Brasil segue em alta, mesmo com a retomada das atividades presenciais. O setor se consolidou como uma opção conveniente, segura e diversificada para os consumidores, oferecendo uma variedade de produtos, serviços e formas de pagamento. A pesquisa também mostra que o e-commerce brasileiro está cada vez mais democrático, atendendo a diferentes públicos e regiões”, afirma Thoran Rodrigues, CEO da BigDataCorp.

A pesquisa aponta um crescimento significativo nas empresas de pequeno porte, aquelas que têm um faturamento anual de até R$ 5 milhões. Esse aumento veio junto com uma queda na parcela de empresas que têm faturamento mais elevado, que hoje totalizam apenas 2.86% do total. O estudo “Perfil do E-Commerce Brasileiro” destaca também uma redução na integração dos canais de venda físicos: a proporção de e-commerces que possuem loja física caiu para 7.8%, contra cerca de 19% em 2022. Os marketplaces, por outro lado, seguem cada vez mais relevantes. O número de e-commerces presentes em pelo menos um marketplace teve um aumento de 61% nos últimos 2 anos, saltando de 14.8% para 23.8%.

Segundo Thoran Rodrigues, a 10ª edição da ‘Perfil do E-Commerce Brasileiro’ evidencia um cenário promissor para o comércio eletrônico no Brasil. “Esse aumento reflete a resiliência e adaptação do setor em um contexto pós-pandemia. Interessantemente, pequenos negócios estão ganhando destaque, o que mostra uma democratização do e-commerce. A queda na integração com lojas físicas e o aumento significativo em marketplaces realçam a eficácia do comércio eletrônico.” comenta.

Nas lojas online são oferecidos, principalmente, produtos e serviços com preço menor do que R$ 100 (76%). Já itens com valores acima de R$1 mil tiveram uma queda acentuada de 2022 a 2024 (20.54% vs. 9.89%). Uma grande parcela dos e-commerces, 74.47%, possuem uma variedade de até 10 produtos à disposição do consumidor.

Perfil das Empresas

O estudo apontou que 76.12% dos e-commerces são familiares, e que 88.01% deles tem menos de 10 funcionários. A maioria (50.61%) são na verdade empresas individuais, nas quais apenas o empreendedor trabalha. A grande maioria das empresas nunca sofreu um processo por falha no atendimento ao cliente, mas cerca de 15% delas já passaram por essa experiência, reforçando a importância do cliente investigar a reputação da empresa antes de realizar uma compra.

A preocupação com segurança contra fraudes bateu recorde alta para os empreendedores: 95% utilizam certificados SSL (Secure Sockets Layer), camada de segurança que criptografa os dados transacionados entre consumidor e loja online. Houve um grande aumento na adesão da ferramenta desde 2016 (73.85% vs 95.47% em 2023).

Os lojistas também têm investido mais no uso de tecnologia para melhorar a experiência do cliente: 66.39% aceitam carteiras digitais como pagamento.

Confira, a seguir, outros destaques do estudo deste ano:

  • Os e-commerces representam apenas 8.97% em relação aos demais tipos de websites no Brasil;
  • Cerca de 81.98% das lojas online contam com mídias sociais. Embora o Facebook ainda seja a rede mais utilizada, o TikTok vem rapidamente ganhando espaço. Em 2021, estava presente em 1.26% das lojas, e hoje já está em 20.12%;
  • O mercado de plataformas de construção de sites segue em consolidação. A quantidade de opções disponíveis para os empreendedores caiu de mais de 200 em 2022 para 167 neste ano;
  • Acessibilidade digital continua sendo um grande problema, apesar de um avanço significativo. Em 2022, apenas 0.06% das lojas eram aprovadas em todos os testes de acessibilidade, número que subiu para 1.7% em 2024.

Metodologia

A série Perfil do E-Commerce Brasileiro usa o processo automatizado da BigDataCorp, que coleta dados e inspeciona mais de 1,8 bilhões de sites de todo o mundo continuamente. A análise é feita com base na captura de todo o conteúdo HTML das páginas identificadas como e-commerce e realiza o mapeamento das informações para o estudo. Os dados apresentados foram colhidos na primeira quinzena de novembro de 2023. A captura dos dados demográficos indicados na pesquisa foi feita com base no cruzamento de dados disponibilizados pela lei de acesso à informação e os CNPJs dos e-commerces.