Pesquisa Data Never Sleeps (em português, Dados nunca dormem), realizada em 2020 pela Domo, empresa especializada em inteligência de dados, revelou que a cada 60 segundos são gastos US $ 1 milhão em compras pela internet, mais de 40 milhões de mensagens são disparadas por whatsApp, 347 mil novos stories são postados no instagram e 147 mil fotos são divulgadas no facebook. Esses números dão a dimensão de como os dados já estão inseridos no nosso dia a dia e como são importantes para a tomada de uma série de decisões. Por isso, é tão urgente adaptar as empresas à cultura de dados ou data driven, como veremos a seguir.
Sumário
● Como criar uma cultura data driven?
● Quais as etapas para criar a cultura data driven?
● O que são empresas data driven?
O que é data driven?
Data driven é um conceito. Na prática, significa que as empresas estão cada vez mais voltadas para tomar decisões estratégicas baseadas na avaliação e interpretação de dados.
Ou seja: seguem uma gestão orientada por dados, tomando decisões a partir de informações concretas que foram coletadas e analisadas.
Em tempos de concorrência cada vez mais acirrada, em que o cliente tem acesso a tecnologias inovadoras e está inserido em um universo em que produz e consome informações, é fundamental que as empresas tenham acesso a dados relevantes para oferecer produtos, mensagens e serviços cada vez mais customizados para seus públicos.Vivemos mergulhados em dados e essa percepção é confirmada pelo relatório da Social Good Brasil. O levantamento mostra que, em 2021, foram gerados 35 trilhões de gigabytes de dados. Esse volume cresce exponencialmente. Nos próximos três anos, serão criados mais dados do que nas últimas três décadas e, em cinco anos, três vezes mais do que nos últimos cinco anos!
Como criar uma cultura data driven?
Um ponto a ser observado é que uma cultura data driven não é criada por determinação da direção da empresa. É necessário envolver os funcionários e fazê-los entender a importância dos dados e de como usá-los no dia a dia.
Como se faz isso? Em etapas e a partir de exemplos que devem começar pelo comando da empresa. Sabe aquele ditado popular que diz: faça o que eu falo, mas não o que eu faço?
Na cultura data driven, esse tipo de pensamento não tem vez. É preciso que os funcionários entendam como a análise de dados funciona e consigam ver no dia a dia dos executivos como essa política é colocada em prática.
Sabemos que quanto mais dados são gerados, maior a quantidade de análises que devem ser feitas. Portanto, para usá-los de forma eficaz, é importante validar o que for relevante, descartando o que não serve para o seu negócio. O que for validado se transforma em conhecimento e insights valiosos para os negócios.
Isso é tão importante que a fluência em dados é considerada uma das seis habilidades principais para inovar no poder público, segundo o mesmo relatório da Social Good Brasil.
Quais as etapas para implantar uma cultura data driven?
Existem alguns passos que ajudam a desenvolver e implementar uma cultura data driven na empresa. São eles:
1. Crie estratégias para usar os dados – é importante saber não apenas que tipo de dados sua empresa precisa, mas entender o que será feito com eles.
2. Invista em tecnologia – o mercado oferece softwares e ferramentas de análise de dados, de acordo com o tamanho e a área de atuação, mas existem também empresas especializadas em trabalhar com dados, como a BigData Corp, caso opte por uma solução terceirizada.
3. Treine suas equipes – nada melhor do que a prática. Conhecimento que não é colocado em ação vira letra morta. Os dados são vivos e as pessoas da empresa precisam entender o valor de coletá-los corretamente para usar. Da recepcionista que preenche cadastro dos visitantes na entrada da empresa à área de marketing, que define estratégias, todos precisam entender a importância dessa cultura e vivenciá-la.
4. Proteja os dados – invista em sistemas de segurança, como controle de acesso, firewall e outras medidas de segurança. É importante que os dados estejam disponíveis para os colaboradores, mas sempre cercados por toda a segurança e sigilo possíveis.
O que são empresas data driven?
De forma bem simplista são as que tomam decisões baseadas em dados. Para isso, é importante implementar essa cultura, como vimos neste conteúdo, e usar as informações extraídas dos dados no negócio, como oportunidade para se diferenciar da concorrência.
Especialistas do mercado confirmam que quase 60% do tempo dos funcionários nas empresas é gasto buscando informações para executar uma tarefa e gerenciando dados para determinada função.
Além disso, 97% dos conteúdos coletados pelas empresas anualmente não são usados, embora mais de 80% dos gestores reconheçam que, após a aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), há dois anos, o uso estratégico tornou-se ainda mais relevante e decisivo para as empresas.
Portanto, empresas data driven estão totalmente focadas em usar essas informações da melhor forma possível, de acordo com sua estratégia de crescimento e expansão porque são esses dados que podem:
- Ajudar a reduzir custos, especialmente quando otimizam processos;
- Proporcionar vantagem competitiva;
- Permitir avaliar tendências e, com isso, definir estratégias de atuação para médio e longo prazos.
Afinal, por que ser data driven?
Quando a cultura de dados está realmente implementada e faz parte do dia a dia dos colaboradores, é possível tomar decisões mais assertivas e embasadas, mas sempre de acordo com as expectativas dos públicos de relacionamento da companhia (stakeholders).
Quanto mais objetivas forem as decisões, mais seguros os processos se tornam e menos riscos a organização corre. Essa segurança só é possível a partir da análise de dados aplicada aos negócios.
Além disso, quanto mais complexos os dados a serem trabalhados, mais a empresa vai precisar de pessoal técnico capaz de dimensionar seu valor e como usar as informações de forma mais objetiva e sem viés cognitivo.
A BigData Corp tem expertise em todas as áreas de negócios e pode apoiar projetos da data driven também na sua empresa.
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