CRM: o que é e como estruturar

Com a crescente concorrência no mercado, é essencial que as empresas sejam capazes de manter e fortalecer seus relacionamentos com seus clientes para aumentar a fidelidade e a satisfação, e, consequentemente, escalar sua receita.

Segundo levantamento da Sales Management Association, 90% das empresas que utilizam um processo de vendas bem estruturado e guiado apresentam melhor desempenho na prospecção e venda.Para isso, é necessário estruturar o processo de vendas e utilizar estratégias que possibilitem essa maior conexão entre a empresa e seus leads e clientes. A principal delas é o CRM.

Neste blog post, vamos explorar o que é o CRM e como ele pode ser estruturado para ajudar as empresas a alcançar esses objetivos. Vamos analisar as principais estratégias de CRM, benefícios e tecnologias disponíveis para implementação e as melhores práticas para uma implementação eficaz. Acompanhe!

O que é CRM?

O CRM é uma estratégia de negócios que ajuda as empresas a gerenciar melhor o relacionamento com seus clientes, desde a aquisição até a fidelização, através da coleta, armazenamento e análise de informações sobre clientes e prospects.

As informações coletadas pelo CRM incluem:

  • Dados demográficos dos clientes;
  • Histórico de compras;
  • Comportamentos de navegação no site;
  • Interações em redes sociais;
  • Registros de atendimento ao cliente, entre outros.

Esses dados são armazenados em um banco de dados centralizado, que permite que todos os departamentos tenham acesso às informações necessárias para atender melhor os clientes.

O CRM pode ser utilizado por empresas de todos os tamanhos e setores, incluindo B2B (Business to Business) e B2C (Business to Consumer). A ferramenta pode ser aplicada em diversas áreas, como:

  • Vendas;
  • Marketing;
  • Customer Success, entre outras.

Além disso, o CRM também pode ajudar as empresas a automatizar processos de negócios, melhorar a eficiência da equipe de vendas, gerenciar leads e oportunidades de vendas, rastrear o desempenho do atendimento ao cliente e fornecer relatórios e análises para tomada de decisão.

Conheça os tipos de CRM

A escolha do tipo de CRM a ser utilizado na empresa depende das necessidades específicas e dos seus objetivos de negócios. Existem três tipos principais de CRM, cada um com suas próprias características e benefícios. São eles: Operacional, Analítico e Colaborativo.

Confira abaixo os detalhes sobre cada um deles:

CRM Operacional

É focado em processos e automação, é a forma mais comum de CRM utilizada pelas empresas. Esse tipo de CRM permite que as empresas gerenciem e automatizem as operações do dia a dia, incluindo vendas, marketing e atendimento ao cliente.

O objetivo principal do CRM operacional é fornecer uma visão única do cliente, que possa ser acessada por todas as áreas da empresa. As principais funcionalidades de um CRM operacional incluem:

  • Gestão de vendas: permite gerenciar o pipeline de vendas, gerenciar contas e leads, gerar cotações e pedidos de vendas;
  • Gestão de marketing: permite criar campanhas de marketing, gerenciar listas de contatos e analisar resultados de campanhas;
  • Gestão de customer success: permite rastrear e gerenciar tickets de atendimento, gerenciar informações sobre os clientes e suas interações com a empresa.
CRM Analítico

O CRM analítico é muito utilizado na análise de dados para identificar tendências, padrões e oportunidades de negócios. Com essa ferramenta, as empresas analisam as informações coletadas pelo CRM operacional, a fim de tomar decisões mais informadas.

Entre as principais funcionalidades de um CRM analítico estão:

  • Análise de dados;
  • Análise de comportamento do cliente;
  • Análise de desempenho.
CRM Colaborativo

Por fim, o CRM colaborativo é centrado na colaboração entre a empresa e seus clientes, visando melhorar o relacionamento e a experiência do cliente. Esse tipo de CRM possibilita a criação de canais de comunicação, a fim de receber feedback, sugestões e resolver problemas.

3 benefícios do CRM para otimização de vendas

  1. Visão completa do processo de vendas

O CRM permite que as equipes de vendas criem uma estrutura para o processo de vendas, definindo etapas e atividades específicas em cada fase do funil de vendas. Essa estrutura ajuda a padronizar as vendas e a garantir que todos os membros da equipe de vendas estejam alinhados quanto às metas e objetivos de vendas.

Além disso, o CRM também permite que os gerentes de vendas monitorem o progresso das vendas, identificando gargalos e áreas de melhoria para o processo de vendas.Dessa forma, é possível identificar em que etapa do funil de vendas cada oportunidade se encontra e quais são as atividades necessárias para avançar no processo de vendas.

Isso ajuda a equipe de vendas a priorizar suas atividades e a tomar decisões mais informadas com relação às oportunidades de vendas.

  1. Melhoria na segmentação de leads e clientes

Outro benefício do CRM para a otimização de vendas é a melhoria na segmentação de leads e clientes. Com o uso do CRM, as empresas podem coletar e armazenar informações detalhadas sobre os clientes e leads, incluindo suas preferências, histórico de compras e comportamento de navegação no site.

Com a segmentação adequada, as empresas podem enviar mensagens de marketing mais relevantes para seus clientes e leads, aumentando as chances de conversão e melhorando a satisfação do cliente.

  1. Estratégias de vendas guiadas por dados são mais assertiva

Com base nesses dados, as empresas podem ajustar suas estratégias de vendas para maximizar os resultados, o que inclui mudanças nas táticas de vendas, ajustes no processo de vendas ou mudanças na segmentação de clientes e leads.

Ao tomar decisões com base em dados, as empresas podem ter uma estratégia de vendas mais assertiva e eficiente. Isso porque esses dados podem ser usados para identificar padrões e tendências que podem indicar oportunidades de vendas ou problemas no processo de vendas.

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