Como os dados podem melhorar o seu CRM

O termo CRM já não é mais novidade. Um sistema CRM (em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente) é uma ferramenta adotada por empresas com o objetivo de melhorar o relacionamento com os seus clientes, através de uma estratégia de concentração e uso de informações das pessoas ou empresas ( (como contatos pessoais, preferências, etc.) em um único software. 

A ideia é que, a partir do uso de uma ferramenta de CRM, o atendimento fique mais personalizado e humanizado, se tornando um diferencial competitivo no mercado. 

O universo do CRM é exatamente uma das áreas onde a BigDataCorp pode te ajudar a ter os melhores dados e insights a respeito do seu público! Com a nossa plataforma de dados, sua empresa aumenta sua produtividade e estabelece processos de vendas mais ágeis conhecendo mais sobre os seus clientes. 

A seguir, você vai entender melhor como os dados podem melhorar o seu CRM. Continue a leitura.

Sumário

O que é CRM e a importância para o seu negócio

Relacionamento de longo prazo é a chave para as empresas conquistarem seus clientes. Por isso, uma plataforma de CRM que simplifica os processos de vendas, organiza as contas em tempo real, e estrutura e registra os contatos é uma potencial vantagem competitiva que traz mais assertividade e estratégia para o processo de vendas. Uma pesquisa feita com os clientes da empresa SalesForce descobriu que os usuários dessa ferramenta de CRM tiveram um aumento em sua produtividade, e identificaram certa melhora na tomada de decisão orientada por dados, reduzindo o tempo de trabalho.

Um bom CRM coloca o cliente no foco da venda, sempre buscando construir um relacionamento humanizado. Nesse escopo, o CRM funciona como uma ferramenta de gestão das ações de relacionamento. 

Listamos três pontos que tornam o CRM uma ferramenta indispensável. Confira:

  • Fidelização dos Clientes: um dos principais pontos pelo qual empresas procuram uma ferramenta de CRM é para ajudar a fidelizar seus clientes. As informações contidas no sistema permitem que a empresa identifique se o seu produto/serviço atendeu aos objetivos dos clientes, e assim fortaleça a aliança com eles. O cadastro sistêmico permite ainda que sejam criadas ofertas bem direcionadas e o estímulo de compras futuras no timing certo;
  • Histórico dos Dados: times que não utilizam um sistema de CRM geralmente não possuem histórico de informações, e acabam por perder o controle da evolução das contas e oportunidades, o que compromete todo seu ciclo de venda. Um bom CRM armazena todo o histórico de interações, facilitando o trabalho dos vendedores e melhorando a experiência com o cliente;
  • Análise de mercado: com a junção do CRM e Big Data, é possível descobrir padrões escondidos nos perfis dos clientes e nas tendências contidas nos processos de vendas, gerando conhecimento que pode ser empregado parra melhorar os produtos e os esforços promocionais da empresa; 

Um dos elementos mais  importantes de um sistema  de CRM é a sua capacidade de funcionar como uma ferramenta que automatiza as funções mais operacionais do time comercial. Com isso, é possível sempre buscar a melhoria dos processos, o desenvolvimento de cada colaborador e cada equipe, e, é claro, atingir os objetivos de crescimento da empresa.

Quais tipos de informações precisam estar armazenadas no CRM?

É importante que os gestores saibam coletar as principais informações e entendam que tipos de dados devem ser armazenados no sistema. Veja abaixo quais são e onde aplicá-las:  

  • Dados quantitativos: como o próprio nome diz, esse tipo de dado é mensurável para interagir com a empresa. Quer um exemplo? Quantas compras aquele usuário fez, ou qual foi o preço dessas transações;
  • Dados qualitativos: podemos analisar quais foram as atitudes, motivações e comportamentos que o cliente pensou na hora de comprar. Tudo isso pode ser feito através de um feedback, com pesquisa de satisfação; 
  • Dados de identificação: dados como nome, endereço, mídias sociais, entre outros fatores são importantes para o cadastro;
  • Dados descritivos: incluem dados como estilo de vida e ajudam a mapear uma visão mais ampla dos seus clientes. 

Quanto mais informações você tiver do seu público, melhor é a forma de direcionar as campanhas, ofertas ou promoções, que por sua vez os fidelizam cada vez mais.

O CRM enriquece e melhora os dados: saiba como

Você sabia que, de acordo com a empresa Findstack, 91% dos dados armazenados em CRMs estão totalmente incompletos? Geralmente, esses dados são duplicados ou param no tempo, e, no final, não vão te ajudar a vender mais. Então qual é a melhor forma de resolver esse problema? Entenda. 

O primeiro passo é que os gestores estejam atentos e cobrem a utilização da ferramenta de CRM no dia-a-dia dos processos da empresa. As mudanças de dados devem ser capturadas em todos os momentos de interação com os clientes, e esses dados devem então ser atualizados no sistema.

Um outro elemento importante que deve ser estruturado para garantir a qualidade das informações que estão no CRM são os processos automáticos de verificação dos dados que são digitados. Muitos problemas nos CRMs vem da forma como os campos são imputados, gerando problemas em especial nos campos de contato, como e-mails e telefones. Ao usar sistemas automáticos para verificar essas informações no momento em que são preenchidas, as empresas resolvem parte das questões de qualidade dos dados na raiz.

Finalmente, as empresas devem criar procedimentos de atualização periódica dos dados de seu CRM. Todos os campos armazenados devem estar atrelados com a data de referência na qual foram preenchidos, e, para cada campo, deve ser definido um prazo de validade dos dados. Quando esse prazo for vencido, as informações devem ser re-validadas e, caso incorretas, atualizadas, seja de maneira automática ou através de uma interação com o cliente.

A BigDataCorp pode ajudar você!

A BigDataCorp consegue apoiar o seu sistema de CRM desde o momento do primeiro contato com o cliente em potencial, suportando o crescimento exponencial do seu negócio. Com o preenchimento de poucos dados iniciais, a nossa plataforma de dados permite o enriquecimento de informações de pessoas e empresas para você ter, sem fricção, o perfil completo do seu cliente.

Na etapa de manutenção dos dados, as funcionalidades da plataforma de dados permitem a atualização automática de informações, sem precisar de qualquer interação manual. O serviço de validação dos dados permite a qualquer empresa verificar, de forma simples e rápida, se os dados preenchidos estão corretos e fazem sentido. Com isso, você garante que a sua empresa tenha um CRM sempre atualizado, com dados que geram valor para a sua empresa.

Finalmente, os nossos dados possibilitam a descoberta de novos padrões de comportamento e de compra, identificando novas oportunidades de negócios e novos caminhos de conexão com os seus clientes. Com isso, você consegue estabelecer relacionamentos mais humanizados e duradouros, e alcança o potencial máximo dos seus clientes.Fale com a equipe BigDataCorp e veja como podemos tornar o seu CRM a solução mais segura e eficaz para o seu negócio.