A tecnologia avançou tão rapidamente nos últimos anos que já é possível prever resultados futuros com base em dados. É isso mesmo e não é ficção científica. Trata-se da análise preditiva.
A análise preditiva usa a avaliação de dados, a Inteligência Artificial, machine learning e modelos estatísticos para encontrar padrões que representem tendências que ajudem a traçar cenários futuros, identificando, também, riscos e oportunidades.
Com base apenas em informações (não podemos esquecer que o mundo está cada vez mais dependente dos dados), é possível uma empresa saber a melhor época do ano para lançar um produto e a estratégia de marketing que tem mais apelo junto ao público. Neste conteúdo, você vai entender o que é a análise preditiva e como ela vai ajudar a sua empresa a obter os melhores resultados.
Sumário:
- O que é análise preditiva de dados?
- Afinal, como é feita a análise preditiva de dados?
- Qual a relação entre big data e análise preditiva?
- Como funciona a análise preditiva financeira?
- Principais benefícios da análise preditiva
O que é análise preditiva de dados?
É um processo pelo qual os dados são usados para estimar resultados futuros. Funciona assim: tecnologias como IA, machine learning e modelos estatísticos são usados para encontrar padrões nos bancos de dados. Sua aplicação é ampla. Segmentos como o comércio, energia, finanças, seguros e cibersegurança, entre outros exemplos, podem se beneficiar com esse modelo.
Vejamos um caso clássico: até pouco tempo atrás, era difícil a meteorologia acertar a previsão do tempo com exatidão. Atualmente, essas previsões são cada vez mais corretas, permitindo que as pessoas se programem antes de sair de casa.
À medida que os programas analíticos usados na área interpretam as tendências meteorológicas, avaliando variáveis como a chegada de frentes frias, entre outras, os meteorologistas conseguem prever, com bastante acerto, até mesmo a quantidade de chuva que vai cair em um local ou região.
Outra área que se beneficia muito é a de seguros. A análise preditiva ajuda a detectar fraudes ou riscos de fazer o seguro para um determinado perfil de clientes ou de produto. Sem dúvida, isso ajuda a estabelecer o preço final do seguro e aprovar ou recusar um cliente.
O marketing é outro setor que consegue excelentes resultados com a análise preditiva de dados. Ao mostrar tendências, oferece insights que permitem compreender o fluxo da venda de um produto, os resultados de uma campanha ou até mesmo o comportamento de um consumidor.
Afinal, como é feita a análise preditiva de dados?
A análise preditiva de dados se baseia na avaliação de um grande volume de informações para prever cenários. Essa análise é possível a partir da criação de um modelo preditivo.
Esse modelo se baseia em algoritmos que apontam padrões. Com ajuda de complexos cálculos matemáticos e estatísticas, o modelo preditivo prevê possíveis cenários. É importante destacar que mesmo nesse modelo são tomados todos os cuidados com a privacidade dos dados.
Isso permite que as empresas possam se preparar para desafios futuros ou para o aumento da demanda por um determinado produto ou serviço.
Qual a relação entre big data e análise preditiva?
Big data é a área que estuda como tratar e analisar um grande volume de dados. Esses dados servem de insumo para as análises que serão feitas pelo modelo preditivo.
Quanto mais higienizados esses dados, mais certeira pode ser a análise preditiva na previsão de cenários e tendências, pois está trabalhando a partir de informações com qualidade e não apenas quantidade.
Por isso, é tão importante cuidar do banco de dados. O sucesso da análise preditiva só será possível se o banco de dados apresentar pelo menos três condições:
- Ser variado: o banco de dados deve conter informações variadas para permitir análises mais profundas;
- Estar atualizado: não adianta manter um grande banco de dados se as informações estiverem desatualizadas, com lacunas ou não confiáveis;
- Permitir fácil acesso: para uma boa análise preditiva, os dados devem ser facilmente acessados e processados para não prejudicar o timing de alguma ação.
Como funciona a análise preditiva financeira?
Como vimos, todos os setores podem se beneficiar com a análise preditiva. No entanto, um dos que melhor usa essa ferramenta é o segmento financeiro, que cria modelos de crédito que atendem ao seu negócio.
Como as operações dos bancos envolvem risco e chance de prejuízos financeiros, o setor usa a análise preditiva para avaliar o crédito de um cliente ou empresa. Para isso, atribui pontos aos seus clientes.
Dependendo da pontuação que tenha, bem como do seu histórico de crédito e de relacionamento, um cliente ou empresa pode conseguir um financiamento mais facilmente e com taxas menores.
O setor também usa a análise preditiva para reduzir as chances de fraude e melhorar o relacionamento com clientes mais importantes para o seu negócio.
Principais benefícios da análise preditiva
Há, pelo menos, quatro principais vantagens da análise preditiva para as empresas. São elas:
- Melhorar o relacionamento com o cliente: a partir da análise preditiva, é possível identificar tendências de comportamento ou compras. Dessa forma, a empresa pode oferecer produtos e serviços mais adequados a cada nicho;
- Reduzir gastos: ao prever cenários futuros por meio da análise preditiva, a empresa consegue rever sua produção, fazer ajustes, ou até mesmo intensificá-la, caso seja necessário;
- Otimizar vendas: mais uma vez, diante da previsão de um cenário, a empresa consegue ajustar a produção e fazer campanhas de vendas que ajudem a conquistar clientes e fidelizá-los;
- Detectar fraudes: nesse caso, a análise preditiva permite identificar padrões de risco por parte dos clientes, fornecedores e colaboradores. Assim, a empresa consegue tomar medidas para reduzir riscos e prejuízos financeiros à sua reputação com rapidez.
Trabalhar com um grande volume de dados exige expertise, especialmente quando se fala em análise preditiva. Como exposto neste conteúdo, é importante observar a capacidade do banco, as atualizações e o seu valor para conseguir aproveitar todos os benefícios da análise preditiva.
Portanto, é um mercado que não admite amadorismo ou corre-se o risco de criar análises distantes da realidade e que levam ao erro de interpretação.
A BigDataCorp possui o maior e mais completo catálogo de dados do mercado, ajudando a sua empresa a fazer análises preditivas com mais assertividade.
Venha conhecer as potencialidades das nossas informações. Fale com o nosso time.