Análise preditiva: como usar para escalar seus resultados

A tecnologia avançou tão rapidamente nos últimos anos que já é possível prever resultados futuros com base em dados. É isso mesmo e não é ficção científica. Trata-se da análise preditiva.

A análise preditiva usa a avaliação de dados, a Inteligência Artificial, machine learning e modelos estatísticos para encontrar padrões que representem tendências que ajudem a traçar cenários futuros, identificando, também, riscos e oportunidades.

Com base apenas em informações (não podemos esquecer que o mundo está cada vez mais dependente dos dados), é possível uma empresa saber a melhor época do ano para lançar um produto e a estratégia de marketing que tem mais apelo junto ao público. Neste conteúdo, você vai entender o que é a análise preditiva e como ela vai ajudar a sua empresa a obter os melhores resultados.

Sumário:

  • O que é análise preditiva de dados?
  • Afinal, como é feita a análise preditiva de dados?
  • Qual a relação entre big data e análise preditiva?
  • Como funciona a análise preditiva financeira?
  • Principais benefícios da análise preditiva

O que é análise preditiva de dados?

É um processo pelo qual os dados são usados para estimar resultados futuros. Funciona assim: tecnologias como IA, machine learning e modelos estatísticos são usados para encontrar padrões nos bancos de dados. Sua aplicação é ampla. Segmentos como o comércio, energia, finanças, seguros e cibersegurança, entre outros exemplos, podem se beneficiar com esse modelo.

Vejamos um caso clássico: até pouco tempo atrás, era difícil a meteorologia acertar a previsão do tempo com exatidão. Atualmente, essas previsões são cada vez mais corretas, permitindo que as pessoas se programem antes de sair de casa.

À medida que os programas analíticos usados na área interpretam as tendências meteorológicas, avaliando variáveis como a chegada de frentes frias, entre outras, os meteorologistas conseguem prever, com bastante acerto, até mesmo a quantidade de chuva que vai cair em um local ou região.

Outra área que se beneficia muito é a de seguros. A análise preditiva ajuda a detectar fraudes ou riscos de fazer o seguro para um determinado perfil de clientes ou de produto. Sem dúvida, isso ajuda a estabelecer o preço final do seguro e aprovar ou recusar um cliente.

O marketing é outro setor que consegue excelentes resultados com a análise preditiva de dados. Ao mostrar tendências, oferece insights que permitem compreender o fluxo da venda de um produto, os resultados de uma campanha ou até mesmo o comportamento de um consumidor.

Afinal, como é feita a análise preditiva de dados?

A análise preditiva de dados se baseia na avaliação de um grande volume de informações para prever cenários. Essa análise é possível a partir da criação de um modelo preditivo.

Esse modelo se baseia em algoritmos que apontam padrões. Com ajuda de complexos cálculos matemáticos e estatísticas, o modelo preditivo prevê possíveis cenários. É importante destacar que mesmo nesse modelo são tomados todos os cuidados com a privacidade dos dados.

Isso permite que as empresas possam se preparar para desafios futuros ou para o aumento da demanda por um determinado produto ou serviço.

Qual a relação entre big data e análise preditiva?

Big data é a área que estuda como tratar e analisar um grande volume de dados. Esses dados servem de insumo para as análises que serão feitas pelo modelo preditivo.

Quanto mais higienizados esses dados, mais certeira pode ser a análise preditiva na previsão de cenários e tendências, pois está trabalhando a partir de informações com qualidade e não apenas quantidade.

Por isso, é tão importante cuidar do banco de dados. O sucesso da análise preditiva só será possível se o banco de dados apresentar pelo menos três condições:

  1. Ser variado: o banco de dados deve conter informações variadas para permitir análises mais profundas;
  2. Estar atualizado: não adianta manter um grande banco de dados se as informações estiverem desatualizadas, com lacunas ou não confiáveis;
  3. Permitir fácil acesso: para uma boa análise preditiva, os dados devem ser facilmente acessados e processados para não prejudicar o timing de alguma ação.

Como funciona a análise preditiva financeira?

Como vimos, todos os setores podem se beneficiar com a análise preditiva. No entanto, um dos que melhor usa essa ferramenta é o segmento financeiro, que cria modelos de crédito que atendem ao seu negócio.

Como as operações dos bancos envolvem risco e chance de prejuízos financeiros, o setor usa a análise preditiva para avaliar o crédito de um cliente ou empresa. Para isso, atribui pontos aos seus clientes.

Dependendo da pontuação que tenha, bem como do seu histórico de crédito e de relacionamento, um cliente ou empresa pode conseguir um financiamento mais facilmente e com taxas menores.

O setor também usa a análise preditiva para reduzir as chances de fraude e melhorar o relacionamento com clientes mais importantes para o seu negócio.

Principais benefícios da análise preditiva

Há, pelo menos, quatro principais vantagens da análise preditiva para as empresas. São elas:

  • Melhorar o relacionamento com o cliente: a partir da análise preditiva, é possível identificar tendências de comportamento ou compras. Dessa forma, a empresa pode oferecer produtos e serviços mais adequados a cada nicho;
  • Reduzir gastos: ao prever cenários futuros por meio da análise preditiva, a empresa consegue rever sua produção, fazer ajustes, ou até mesmo intensificá-la, caso seja necessário;
  • Otimizar vendas: mais uma vez, diante da previsão de um cenário, a empresa consegue ajustar a produção e fazer campanhas de vendas que ajudem a conquistar clientes e fidelizá-los;
  • Detectar fraudes: nesse caso, a análise preditiva permite identificar padrões de risco por parte dos clientes, fornecedores e colaboradores. Assim, a empresa consegue tomar medidas para reduzir riscos e prejuízos financeiros à sua reputação com rapidez.

Trabalhar com um grande volume de dados exige expertise, especialmente quando se fala em análise preditiva. Como exposto neste conteúdo, é importante observar a capacidade do banco, as atualizações e o seu valor para conseguir aproveitar todos os benefícios da análise preditiva.

Portanto, é um mercado que não admite amadorismo ou corre-se o risco de criar análises distantes da realidade e que levam ao erro de interpretação.

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