Transformação digital: saiba como potencializar seu negócio

A globalização tem feito uma pressão cada vez maior sobre as empresas, obrigando-as a mergulhar de cabeça na transformação digital. Para isso, uma série de recursos estão disponíveis, como a internet das coisas (IoT), o Big Data e a inteligência artificial (IA) – só para citar três fundamentais nessa transição.

A opção pela transformação digital é uma tentativa para a empresa se manter viva no mercado, crescendo em ambiente competitivo, como mostra o estudo Digital Transformation: An Overview of the Current State of the Art of Research, da editora americana Sage Publishing. Neste conteúdo, vamos entender de que forma a transformação digital impacta todas as empresas. 

Sumário

Afinal, o que é transformação digital?

É o termo usado para definir a reformulação de produtos, processos e estratégias de uma empresa, com uso de tecnologias modernas e digitais. 

Trata-se de uma mudança cultural, um desafio muito maior, uma vez que envolve também o ser humano e, claro, entender que a inovação é um meio e não o fim. Aliás, é uma tendência cada vez mais forte se posicionar no ambiente digital

Antes de implementar mudanças e caminhar nessa direção, é importante fazer um planejamento minucioso e estimar o resultado esperado. O ingresso no ambiente de transformação digital exige que essa mudança faça parte dos objetivos macro da organização e que uma mentalidade digital seja implementada nos setores. 

Entre os principais benefícios comerciais da transformação digital estão: melhoria na eficiência, valor para o cliente, gerenciamento de riscos e, claro, mais lucro, pois ajuda a melhorar a performance da companhia, deixando-a mais enxuta e eficiente. 

Não existe um formato ideal ou único de transformação digital, pois esse processo não é padronizado. Como você vai ver, depende muito da estratégia de negócio da companhia e da sua disposição para enfrentar desafios.

Transformação digital nas empresas

Segundo o estudo da consultoria americana McKinsey, denominado “Every company is a software company: Six ‘must dos’ to succeed”, de dezembro de 2022, a pressão sobre as empresas para ingressar na transformação digital está aumentando cada vez mais. 

No entanto, um dos principais erros da maioria delas é enxergar o software como um recurso a ser incorporado ao seu negócio. De acordo com a McKinsey, a ideia é ser um negócio de software e, assim, entrar definitivamente no fluxo da transformação digital. 

Nesse caso, é preciso investir em mudanças fundamentais na estrutura da empresa. Parte dessas mudanças inclui manter o foco em distintas habilidades, práticas, liderança e estruturas organizacionais, como:

  • Comprometer-se com a cultura de software: os líderes da companhia devem ajudar na construção de uma cultura que valorize a criatividade e tenha foco no cliente. Isso significa contar com líderes de software e subordinados que sejam especialistas em tecnologia, bem como cientistas de IA para impulsionar esse pensamento na empresa e, consequentemente, a transformação digital.
  • Interagir com empresas e startups: esse contato ajuda a educar a equipe, sobretudo a mais experiente. O verdadeiro aprendizado nasce com o relacionamento e a interação próxima com quem gera conhecimento. 
  • Comunicar-se de forma clara: sua equipe precisa conhecer a estratégia, a proposta e o progresso da companhia, e ninguém deve se sentir excluído nesse processo. 
  • Investir em equipes capacitadas: aposte especialmente em gerentes de produtos aptos a transformar a força criativa de engenheiros e designers em produtos e serviços de software, que vão ajudar na transformação digital.

Conheça os pilares da transformação digital

Existem alguns passos fundamentais para uma empresa ingressar no universo da transformação digital. São eles:

  • Reveja o seu modelo de negócios e defina objetivos: empresas lentas e burocráticas não têm vez no mundo em constante transformação digital. A ideia é implementar a cultura digital em todos os setores. Para isso, é essencial que seus colaboradores (de todos os níveis hierárquicos) compreendam a mudança e empreendam esforços para tornar a empresa mais ágil, eficiente e digital.
  • Planeje sua transformação digital: é essencial analisar em que estágio da transformação digital a empresa está e em que nível quer chegar. Sem isso, há um sério risco de se perder pelo caminho. Nesse caso, a automatização de processos, tendo a tecnologia como aliada, é imprescindível para dar fluidez e dinamismo à empresa e às decisões. 
  • Mantenha o foco no seu cliente: o que conta na transformação digital é a experiência do cliente e a sua satisfação. Tudo o que facilite a vida do consumidor e o deixe mais satisfeito deve ser priorizado, especialmente quando oferecer soluções rápidas e eficientes.
  • Valorize os dados: adote uma cultura de dados para ter mais assertividade em suas decisões e mais velocidade.

Transformação digital no sistema financeiro: o cuidado com a segurança é constante

Se existe um setor que tem aprendido muito com a transformação digital, é o financeiro. A pandemia, com a necessidade de isolamento social, impeliu o setor a buscar meios de realizar operações sem contato físico entre as pessoas. 

O resultado foi um salto não apenas na qualidade dos serviços e produtos oferecidos mas também na tecnologia à disposição dos clientes

Ao mesmo tempo em que a tecnologia evoluiu, evoluiu também a fraude digital e as tentativas de golpe. Nos sete primeiros meses do ano passado, a quantidade de golpes praticamente dobrou quando comparado ao ano anterior. Atualmente, o país registra mais de 1 mil tentativas de fraude digital por hora. 

Um dos maiores problemas enfrentados pelas instituições financeiras, especialmente em um país tão desigual quanto o Brasil, continua sendo – a despeito de todos os investimentos feitos em sistemas antifraude –  fazer com que as pessoas entendam a importância de seus dados e como preservá-los.

Não é incomum clientes serem vítimas de golpes em que são estimulados a clicar em links suspeitos, enviados por e-mail ou WhatsApp, ou até mesmo acessar páginas de sites que capturam esses dados. Portanto, além de investir em sistemas antifraude, é essencial educar o consumidor a preservar suas informações.

Conheça o impacto da transformação digital nas empresas

O futuro é digital e ninguém duvida disso. Para se ter uma ideia, um adulto toma mais de 30 mil decisões por dia, que envolvem da roupa que vai vestir e o que comer às deliberações de negócios, conforme revela o estudo do Roberts Wesleyan College

Mesmo quando escolhe a roupa ou o seu alimento, faz isso com base em dados, como o tempo, o que lhe faz bem, etc. Nos negócios, não é diferente. À medida que a responsabilidade aumenta conforme seu cargo na empresa sobe, aumenta o leque de escolhas que deverão ser feitas.

No caso da transformação digital, é essencial enxergar que a as tecnologias disponíveis oferecem oportunidades para a empresa ser mais eficiente e otimizar seus resultados, com ganhos claros, como:

  • Otimiza processos: a tecnologia ajuda a automatizar tarefas e processos, liberando sua equipe para atividades mais intelectuais e menos repetitivas. Alguns exemplos são: envio de e-mails, validação e/ou atualização de cadastros, entre outras.
  • Melhora a performance: sem o peso das tarefas burocráticas, as equipes ficam livres para dedicar tempo e esforços para tarefas que realmente sejam relevantes para o negócio da empresa. Existem softwares que ajudam na gestão de rotinas simples do dia a dia, melhorando a performance da equipe e da companhia.
  • Valoriza o cliente: empresa e consumidor ganham com a transformação digital. Com mais tempo para pensar em soluções que otimizem a relação com o cliente, a equipe pode propor o uso de sistemas e tecnologias que facilitem a rotina dele e sua relação com a empresa.
  • Reduz custos: a tecnologia permite ganho de eficiência, mas também a redução de custos, porque otimiza o tempo da equipe e, muitas vezes, oferece soluções para problemas antigos que consumiam tempo e energia das equipes. Um exemplo são os robôs de atendimento (chatbots) que funcionam sete dias por semana, 24h por dia, e fazem um primeiro atendimento, sem deixá-lo sem resposta.

Embora esse processo de transição pareça extremamente complexo, saiba que existem soluções que podem facilitar a jornada da sua empresa na busca pela transformação digital. 
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