Mapeamento de mercado: como aplicar com eficiência

Mapeamento de mercado: como aplicar com eficiência

Diante do cenário de flutuações na economia mundial, é fundamental que os empreendedores estejam preparados para identificar e aproveitar as oportunidades, e, ao mesmo tempo, enfrentar os desafios que surgem.

Nesse contexto, o mapeamento de mercado se mostra como uma ferramenta essencial para que as empresas possam compreender melhor o ambiente em que estão inseridas e, assim, tomar decisões mais assertivas e estratégicas.

Por isso, neste artigo, vamos explorar como o mapeamento de mercado pode ser aplicado com eficiência, quais as principais técnicas e ferramentas utilizadas, e como essa prática pode contribuir para o sucesso dos negócios. Confira!

O que caracteriza um mapeamento de mercado?

Através da análise estratégica do mercado, empresas de diversos segmentos conseguem identificar oportunidades de crescimento e desenvolver ações que aumentam sua vantagem competitiva. E uma dessas ações estratégicas é o mapeamento de mercado.

Um mapeamento de mercado é uma técnica de análise do ambiente em que uma empresa está inserida, a fim de compreender as tendências, oportunidades, desafios e concorrentes que afetam o seu negócio. 

Essa técnica é baseada em coleta e análise de dados, com o objetivo de identificar insights e informações relevantes para a tomada de decisões estratégicas. O processo de mapeamento de mercado envolve diversas etapas, como:

  • Definição do mercado-alvo;
  • Coleta de informações sobre o mercado;
  • Análise e interpretação dos dados;
  • Identificação de tendências e padrões;
  • Elaboração de cenários futuros, entre outras.

Um exemplo prático que podemos usar para explicar a utilização do mapeamento de mercado, seria em uma rede varejista que deseja expandir o seu negócio para uma nova região. Nesse caso, a empresa pode utilizar o mapeamento de mercado para identificar as tendências de consumo da população local, produtos regionais que possuem alta demanda, analisar a concorrência, verificar a infraestrutura e a logística da região.

Com base nessas informações, a empresa pode tomar decisões estratégicas, como a escolha do mix de produtos mais adequado, a definição dos preços competitivos, a seleção dos canais de distribuição mais eficientes, entre outras ações que podem garantir o sucesso da sua expansão.

5 passos para fazer um mapeamento de mercado eficiente

Para ajudar a estruturar o processo na sua empresa, listamos abaixo sete passos essenciais para fazer um mapeamento de mercado eficiente que ajudará você a tomar decisões estratégicas mais assertivas. Acompanhe:

1. Conheça o seu público-alvo e utilize a jornada do cliente como referência 

É importante utilizar a jornada do cliente como referência para entender as etapas pelas quais os clientes passam desde o momento em que conhecem a empresa até a compra e a fidelização. 

Essa jornada pode ser dividida em 4 etapas, que são:

  • Consciência;
  • Consideração;
  • Decisão;
  • Fidelização.

Na etapa de consciência, o cliente toma conhecimento da empresa e do produto ou serviço oferecido. No momento da consideração, o cliente começa a considerar a possibilidade de compra, pesquisando e comparando alternativas. Quando se encontra na etapa de decisão, o cliente decide efetuar a compra. E chegando na etapa de fidelização, se torna um cliente fiel e continua comprando da empresa.

Com base na jornada do cliente, as empresas podem perceber as oportunidades de se preparar para possíveis objeções com relação ao produto ou serviço oferecido. Isso permite que as empresas desenvolvam estratégias mais eficazes para conquistar novos clientes, fidelizar os clientes atuais e aumentar a satisfação e a fidelidade dos clientes.

2. Utilize ferramentas de acompanhamento de processos

As ferramentas de acompanhamento de processos permitem que as empresas possam organizar e gerenciar as informações coletadas durante o processo de mapeamento, tornando mais fácil a análise e a interpretação.

Elas também facilitam a criação de relatórios e gráficos que servem de apoio na comunicação dos resultados do mapeamento para a equipe envolvida e para outras partes interessadas. A utilização dessas ferramentas ajuda a garantir que as informações coletadas sejam utilizadas de forma mais integrada por todos os colaboradores envolvidos.

3. Acompanhe as tendências do mercado e estude sua concorrência 

Para acompanhar as tendências do mercado, é preciso estar atento às mudanças e novidades que ocorrem no segmento em que a empresa atua. Isso pode ser feito por meio de:

  • Pesquisas;
  • Análise de dados;
  • Participação em eventos do setor. 

É importante ressaltar que acompanhar as tendências do mercado e estudar a concorrência não se trata de copiar estratégias ou produtos, mas sim de identificar oportunidades de inovação e diferenciação para se destacar no mercado. Por isso, é importante que a empresa utilize as informações obtidas de forma ética e legal.

4. Defina metas SMART e estabeleça KPIs

Ao definir metas SMART, a empresa deve estabelecer objetivos claros e específicos, ajudar a orientar o trabalho da equipe e garantir que os objetivos sejam alcançados. As metas devem ser atingíveis, considerando a capacidade da equipe e os recursos disponíveis. Além disso, é importante que seja levada em consideração a sua relevância para o negócio e que haja um prazo determinado para serem alcançadas.

Após definir as metas SMART, é preciso estabelecer os KPIs que serão utilizados para medir o progresso com relação aos objetivos definidos. Eles precisam ser quantificáveis para permitir a medição do progresso ao longo do tempo. Se o objetivo é aumentar a participação de mercado, por exemplo, um KPI relevante pode ser o número de novos clientes conquistados em um determinado período.

5. Conte com o poder dos dados

A análise de dados pode ajudar a identificar oportunidades de mercado, posicionamento da concorrência e lacunas na oferta de produtos.

Uma das melhores maneiras de utilizar o poder dos dados é por meio da análise preditiva. A análise preditiva utiliza algoritmos e modelos estatísticos para prever eventos futuros com base em dados históricos. Por meio desse tipo de análise, a empresa antecipa as necessidades do seu mercado e clientes, traçando planejamentos de forma mais eficiente.

Outra alternativa é contar com o BigMarket, aplicativo de mapeamento de mercado da BigDataCorp. O BigMarket oferece uma coleção completa de séries históricas e indicadores de mercado alternativos, permitindo que empresas realizem estudos de mercado, modelagens macroeconômicas ou quantitativas, acompanhem tendências e mais.

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